top of page

Programação

Sexta-feira 18/11/2016

17h00 Credenciamento

18h30 Coquetel

19h30 Abertura (Com Hino Nacional – tocado ao piano por Ivo Braga)

19h50 Roda de Comunicação Ludicidade e seus desafios com Villar, Cristiano, Marcos Paulo, Otília, Luiz e Josinalva.

21h00 Lançamento do livro: Ludicidade: desafios e perspectivas em educação

Sábado 19/11/2016

08h00 Oficinas Lúdicas (Grupo 1)

10h00 Intervalo

10h15 Oficinas Lúdicas (Grupo 2)

12h00 Almoço/Sessão de filmes

13h30 Comunicações, relatos de experiências e apresentação de pôsteres

15h30 Intervalo

15h45 Palestra: a ludicidade no Desenvolvimento e nas Aprendizagens da Criança, com Prof. Dr. Simão de Miranda.

17h15 Encerramento

Oficinas

Feche a Caixa

Alessandra Lisboa da Silva

Marcos Paulo Barbosa

 

Resumo

Feche a caixa é uma oficina que oferece uma interface lúdica a partir de um jogo, iniciando com noções básicas das operações de adição e subtração podendo ser ampliado para o raciocínio combinatório, probabilidade, inequações e outros conteúdos recomendados a partir da criatividade dos educadores. Propomos a imersão dos participantes como jogadores na atividade Feche a Caixa, que pode ser confeccionado com papelão, fita ou cola, tesoura, lápis e dados. Após algumas rodadas passaremos a discuti-lo e construirmos novas propostas para uso da atividade em sala de aula.

  

Público Alvo: Professores, estudantes e todos interessados no ensino da Matemática.

Oficina de Massinha:  confecção e possibilidades pedagógicas

Bárbara Ghesti de Jesus

Resumo

 A massinha de modelar pode ser uma grande aliada na aprendizagem das crianças, possibilitando benefícios ao conhecimento, pois incentiva a criatividade, a socialização e a motricidade, requisito fundamental para alfabetização, uma vez que possibilita o refinamento da coordenação motora. O objetivo principal da oficina é demonstrar a perspectiva lúdica do trabalho com a massinha de modelar para além da recreação, percebendo que ela pode transitar no processo de aprendizagem desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental I.

 

 Público alvo: Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de pedagogia.

Jogos de Reflexão Pura na Educação Infantil

Virgínia Perpetuo Guimarães Pin

Mônica Regina Colaço dos Santos

Resumo

A oficina tem por objetivo apresentar e trabalhar o conceito de Jogos de Reflexão Pura com os participantes, focando em como estes contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. Após a exposição teórica, serão apresentadas cinco opções de Jogos de Reflexão Pura para trabalhar em sala de aula, explorando suas regras e orientando aos professores como confeccioná-los e desenvolvê-los em sala.

Público alvo: Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Brincadeiras de movimento na Educação Infantil

Auristela de Miranda

Resumo

A oficina será um momento de vivência e reflexão sobre a importância da expressão corporal nas aulas de Educação Infantil. Apresentará brinquedos cantados, brincadeiras tradicionais, brincadeiras corporais com e sem palavras, com e sem instrumentos musicais, objetos e artefatos lúdicos e ainda jogos industrializados que permitem o uso do corpo. Terá o embasamento da teoria Histórico-cultural e dialogará com o Currículo em Movimento e as discussões sobre a BNCC. Sugere-se que os inscritos usem roupas leves que favoreçam a expressão corporal e o brincar.

Público alvo: Professores de Educação Infantil e estudantes de graduação em Pedagogia que tenham interesse na Educação Infantil

Vivência de jogos cooperativos para a educação infantil

Ana Brauna Souza Barroso

Resumo

A oficina tem a finalidade de propiciar o conhecimento dos jogos cooperativos, sendo apresentados seus princípios, características e tipos para entender sua relevância no trabalho de formação social dos sujeitos e no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Além disso, serão vivenciados quatro jogos cooperativos para estimular e exercitar a cooperação, a estima, a comunicação, a empatia entre os participantes para que motive as crianças a vivenciar novas experiências de jogar e os valores sociais.

Público alvo: professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, estudantes de Pedagogia e pesquisadores interessados na temática

Robótica: o uso do Arduino como ferramenta pedagógica

Cleia Alves Nogueira

Adriana Alves de Moura

Walder Antonio Teixeira

Luiz Fellipe Ferreira Gomes Vieira

Resumo

O objetivo desta oficina é apresentar o conceito da ferramenta Arduino, compartilhar alguns exemplos de sua utilização e realizar, juntamente com os participantes, algumas montagens com leds, sensores, potenciômetros e outros. Com o Arduino o aluno é capaz de controlar e interagir com objetos do mundo real, por meio de uma plataforma física de código aberto e um ambiente de programação que se apresenta muito intuitivo e lúdico, a quem se permite aprender.

Público alvo: Todos os interessados em Robótica Educacional

Jogos Numéricos

Josinalva Estacio Menezes

Resumo

A oficina é voltada para o ensino básico. O objetivo geral é aplicar alguns jogos numéricos ligados a operações com números inteiros. Os jogos são de dois ou mais jogadores, para fazer a marcação da jogada o jogador necessita, antes, realizar corretamente, alguma operação matemática. Os jogos são: Trilha numérica, Escô, Cubra 12 e Cálculo Plus. As atividades vão incluir o desenvolvimento do jogo junto com as implicações pedagógicas.

Público alvo: Todos os interessados no tema.

Entre o Jogo e o Cômico

Elison Oliveira Franco

Resumo

Abobadamente abobados, nessa oficina busco construir um espaço favorável à brincadeira e à produção do riso, sensibilizando os participantes para alguns elementos constitutivos da linguagem teatral. Para isso, estão todos convidados a participar, ludicamente, de alguns jogos teatrais, improvisações e múltiplos devaneios que nos motivará – ou não – a compreender os momentos cômicos intencionalmente produzidos e suas relações com o jogo. Essa oficina é uma forma de propor princípios e procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem do teatro com alunos do ensino médio, considerando o modo pelo qual eles tendem a produzir conhecimento, ou seja, por meio da zombaria, do erro, do inusitado e da incerteza de conhecermos um pouco mais sem ao menos saber que conhecíamos.

Público alvo: Professores e licenciandos.

Iniciação ao xadrez

Antônio Villar Marques de Sá

Horário: 8h - 10h.

Público alvo: docentes que não sabem jogar.

Xadrez escolar

Antônio Villar Marques de Sá

Horário: 10h-12h.

Público alvo: docentes familiarizados com as regras.

GEOMETRIA E ARTE: ARTE E GEOMETRIA

Keila Cristina de Araújo Reis

Dayse do Prado Barros

Resumo

A geometria faz parte do cotidiano de todos nós.  Porém ainda há, nos espaços escolares, a crença de que o trabalho com esse conteúdo relaciona-se apenas ao  reconhecimento das formas geométricas. No entanto, a geometria extrapola a sala de aula, presente em tudo o que é possível estabelecer conexões, inclusive na arte, que com sua ligação com a estética, tem uma estreita relação com a criatividade e com a ludicidade.  Para tanto, lança-se a proposta de desenvolver conceitos geométricos à luz da arte e da energia lúdica encontrados na simetria, no tangran, nos mosaicos, nas mandalas, nos kirigamis, patchwoks e na releitura de obras de arte.

Público alvo: Professores do ensino fundamental e estudantes de pedagogia.

OFICINA RODAS DE BRINCAR: UMA VISITA À INFÂNCIA

Cristina Aparecida Leite

Resumo

Você acredita que é possível uma escola mais cantada, mais dançada e mais “brincada”? Se sim, participe da Oficina Rodas de Brincar, em que refletiremos sobre o brincar na contemporaneidade, além de vivenciarmos atividades lúdico-corporais que podem enriquecer seu repertório de brincadeiras cantadas. Aguçando a memória dos participantes, vivenciaremos ainda cirandas, brinquedos cantados e percussão corporal numa manhã de vivências lúdicas.

Público alvo: Alunos de pedagogia e professores interessados, desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental, priorizando-se os professores de Arte, de Educação Física e de Música.

bottom of page